O Inmet alertou que as condições climáticas adversas associadas a essa onda de calor também incluem a previsão de baixos índices de umidade relativa do ar
Uma onda de calor intensa está castigando o Brasil nesta semana e promete se intensificar a partir desta sexta-feira (22), de acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As temperaturas escaldantes que já preocupavam a população devem superar os 40°C em diversas áreas das regiões Centro-Oeste, Norte e no interior de São Paulo.
O Inmet alertou que as condições climáticas adversas associadas a essa onda de calor também incluem a previsão de baixos índices de umidade relativa do ar para a maior parte das áreas afetadas pelo aviso, tornando a situação ainda mais preocupante.
Segundo os meteorologistas do Inmet, a intensificação dessa onda de calor se deve a um sistema de alta pressão que está estacionado sobre as regiões mencionadas. Esse fenômeno climático impede a formação de nuvens e a ocorrência de chuvas, resultando em temperaturas elevadas e uma sensação térmica ainda mais extrema.
A farmacêutica Lorena Baía, membro do GT de Saúde Pública do CFF, recomenda que a população tome precauções adicionais durante esse período crítico, como evitar a exposição ao sol nos horários mais quentes do dia, manter-se hidratado, usar roupas leves e, se possível, evitar atividades físicas ao ar livre. Além disso, é essencial seguir as orientações das autoridades locais em relação ao uso racional da água.
“Com o aumento na temperatura, a atenção com a hidratação deve ser redobrada. É fundamental manter o corpo hidratado, já que a hidratação tem impacto direto nas atividades das células, na digestão, no funcionamento dos rins, na regulação da pressão arterial e na circulação sanguínea. A água também regula a temperatura corporal e ajuda no transporte de oxigênio, nutrientes e sais minerais”, ressalta Lorena.
A conselheira federal de Farmácia pelo Acre, Isabela Sobrinho, dá algumas dicas importantes para que a hidratação esteja em dia. “Para não esquecer de se hidratar, deixar sempre uma garrafinha de água por perto é um bom recurso. Outra forma de contribuir para que seu corpo permaneça hidratado é investir em frutas e legumes que contenham água na composição. Algumas opções são melancia, abacaxi, melão, pepino, abobrinha e tomate. Esses alimentos ajudam a manter o organismo hidratado, além de proporcionar uma sensação de frescor” afirma.
Isabela ressalta que além da água, isotônicos, água de coco e suplementos hidroeletrolíticos também são importantes aliados para enfrentar esses dias quentes.
Tatuagem e hidratação: porque esse cuidado é essencial para manter a beleza e saúde da pele tatuada
Fonte: CFF
Foto: Shutterstock