Confira insights do Close-Up International
Os medicamentos com prescrição são aqueles considerados seguros para o uso estritamente mediante acompanhamento médico. Por isso, só podem ser vendidos com receita emitida por profissional autorizado com reconhecimento legal para essa atividade (por exemplo, médicos, dentistas, podólogos, enfermeiros, assistentes médicos ou veterinários).
Entre agosto de 2022 e agosto de 2023, os medicamentos de prescrição, em todas as classes, tiveram alta no consumo, liderado pela classe C, com um aumento de 3%, crescendo no total, 2,2%, de acordo com dados do Close-Up International.
A pesquisa da entidade mostrou que as cidades de pequeno porte continuam sendo o combustível para o crescimento do mercado. Os municípios de 20 a 50 mil habitantes cresceram 3,6% no consumo de unidades de medicamentos, enquanto nas cidades com mais de 1 milhão de habitantes o consumo caiu 0,1%.
O Close-Up International também divulgou o seu ranking com os 15 produtos de prescrição com mais penetração no mercado no MAT 09/2023, em valores em reais. No top 3, estão Glifage XR, com 2,5% de penetração no mercado e 0,4 pontos percentuais de crescimento; Amoxicilina LNI, com 17,% de penetração e 0,2 pp de crescimento; e Azitrominicina LNI, com 1,4% de penetração e 0 pp.
Perderam penetração os medicamentos Rivotril (-0,1 pp); Losartan LNI (-0,1 pp); e Amoxi. Clav. LNI (-0,1 pp). Já o maior crescimento, fora o top 3, ficou por conta do Clavulin BD, com alta de 0,2 pp.
Vendas de medicamentos para diabetes ultrapassam R$ 3,1 bi de janeiro a setembro
Fonte: Guia da Farmácia, com informações do Close-Up International
Foto: Shutterstock