Entenda melhor como organizar os produtos na farmácia para aumentar as vendas

Um dos maiores questionamentos de gestores e proprietários de farmácia é sobre como organizar as mercadorias nas prateleiras da loja de forma correta.

Com exceção das grandes redes, que possuem materiais sobre esse assunto, as demais costumam usar critérios não muito técnicos para isso.

Então, a drogaria Farmaclim pensou em algumas dicas para você conseguir melhor visibilidade para todas as categorias e mercadorias existentes na sua farmácia, para obter o melhor resultado financeiro e operacional.

Confira a seguir:

O primeiro passo é organizar as categorias, seus grupos, subgrupos e famílias.
Então você deve analisar as zonas quentes, que são onde as pessoas circulam mais, possibilitando maior contato com os produtos, como os balcões de medicamentos e as pontas de gôndolas localizadas na entrada da loja; e as zonas frias, que são onde a circulação espontânea é menor e a visão dos produtos é prejudicada, como as prateleiras inferiores das gôndolas.
Nas prateleiras, a dica é organizar de forma horizontal, sem privilegiar nenhum fabricante. A exposição deve seguir uma determinada sequência: do menor para o maior, das marcas mais caras para as mais baratas, idealmente deixando os produtos de maior giro à altura dos olhos do consumidor. A organização vertical valoriza a marca, enquanto a horizontal valoriza a função do produto.
A escolha do número de frentes de um produto deve levar em consideração sua rotatividade ou a necessidade de dinamizar a marca ou o produto de menor notoriedade. Os produtos que têm maior participação no mercado são os que também têm o maior giro no ponto de venda, portanto, precisam ter os seus espaços de exposição proporcionais à sua participação. Isso evita rupturas e constantes reposições.
Ao reabastecer os produtos da sua loja, o ideal é usar o método PEPS (primeiro que entra, primeiro que sai), que consiste em possibilitar uma circulação ordenada e contínua dos produtos, garantindo que elas não tenham seu vencimento expirado, nem as embalagens danificadas. Por isso, deve-se colocar as embalagens novas atrás e as antigas na frente, para que sejam vendidas primeiro, olhando sempre as datas de validade.
Porém é importante lembrar que essas dicas são para farmácias e drogarias que possuem softwares que permitem analisar os estoques, e que já praticam o uso de ferramentas básicas como a Curva ABC.

Prateleira infinita e experiências imersivas são os grandes desafios do varejo

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock